Está é uma dúvida muito comum que as pessoas fazem aos advogados, quando pensam em entrar com processo contra alguém ou uma empresa.

E a resposta sempre é a mesma: depende de cada caso, pois quem irá definir é o juiz. Mas se acalme, o advogado poderá usar como base outros casos parecidos, que tiveram decisões positivas em relação a indenização, só para o cliente ter uma noção dos valores.

O dano moral é uma forma de compensar financeiramente, alguém, que tenha sofrido ofensa, humilhação, danos psicológicos, constrangimento a sua honra, sua dignidade, intimidade e a sua imagem perante as outras pessoas, entre outras coisas. Mas, vale ressaltar que não possa ser confundida com alguma discordância do dia-a-dia, é necessário ter provas, como testemunha que estava presente no ato, print de conversas, áudio, imagens, comentários de redes sociais, links das páginas da internet (Alias iremos fazer um post dedicado a redes sociais), enfim, tudo que conseguirem para ter mais chances de provar o dano causado.

Mas afinal, quais situações que possui danos morais?

Lembrando que não é uma regra, mas que são comuns são:

1 – Nome sujo indevidamente

Não recebeu qualquer ligação ou carta, e no momento de alguma compra, não foi aprovada e se surpreendeu com tal situação.

2 – Viagem pacote fechado

Viajou para outro estado ou país, e estava programada para 7 dias, com ida e volta tudo pago e no dia de retorno a companhia a aérea muda o voo sem qualquer aviso prévio para 2 dias depois.

3 – Assédio moral no ambiente de trabalho”

Qualquer tarefa que você tenha que fazer sobre pressão de ameaças, xingamentos com palavrões e punições.

Os números de indenização por danos morais são enormes, e por isso, se possui qualquer dúvida em relação ao seu caso, entre em contato com um advogado, apertando no botão do WhatsApp terá um a sua espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *